Algumas dicas de jardinagem para o inverno precisam fazer parte da sua rotina nesta estação. Uma das perguntas mais frequentes sobre a jardinagem de inverno é se as oscilações extremas de temperatura prejudicam ou matam as plantas ornamentais.
No geral, a resposta é não. As plantas têm a capacidade genética de sentir as mudanças atmosféricas e se ajustar antes delas. Enquanto as temperaturas quentes induzem o crescimento e a floração, as temperaturas frias diminuem a taxa de crescimento e florescem.
A época em que as plantas são mais vulneráveis é na primavera, quando os períodos de clima quente aumentam e, ainda assim, repentinamente, ocorrem várias noites com temperaturas bem abaixo de zero.
Embora as plantas geralmente sobrevivam às fortes geadas de inverno, as flores em plantas no inverno, como camélias, ameixeiras e cerejeiras não têm tanta sorte.
Quando os botões estão inchados e a floração é iminente, um congelamento forte pode danificá-los. O dano pode permanecer oculto até que as flores se abram e, em seguida, apareçam na forma de manchas marrons nas pétalas. Em alguns casos, o botão inteiro pode congelar e cair da planta. As flores totalmente abertas ficarão em um tom marrom doente ou cairão no chão.
Para evitar a decepção de flores feias ou perdê-las completamente, cubra as plantas que têm botões e flores abertas com um lençol velho ou uma cobertura de gelo disponível no mercado. (Não use plástico: ele pode criar rapidamente um efeito de forno quando o sol brilha sobre ele).
Você também pode enganar a Mãe Natureza cortando os botões antes do congelamento e trazendo-os para dentro para deixá-los abertos na casa. Se houver previsão de congelamento antes da formação dos botões, não há necessidade de adicionar uma cobertura protetora.
Aqui está uma lista de coisas que devemos e não devemos fazer para ajudar suas plantas a sobreviverem a fortes congelamentos e para ajudá-lo a aproveitar as flores nas muitas belas plantas com flores de inverno.
Certamente não há como cuidar de um jardim sem obter antes, todos as ferramentas essenciais para podas, limpezas, irrigação e manutenção de forma geral, do jardim.
Confira a seguir a nossa lista de equipamentos essenciais para a limpeza e manutenção do seu jardim durante o inverno:
Desde que o solo seja macio o suficiente para cavar um buraco, continue a plantação.
Isso ajudará a manter a temperatura da raiz estável.
Ele fornece nutrientes orgânicos ao solo (mas não mais do que sete centímetros de espessura).
Regar antes do congelamento previsto ajuda as plantas, especialmente plantas em vasos e plantas anuais, a passar por um congelamento forte porque permite que as plantas absorvam a umidade antes que o solo congele e evita que a água alcance a zona da raiz. Certifique-se de hidratar os brotos acima do solo, bem como as raízes.
Cubra com um tecido anti-gelo ou outro cobertor de retenção de calor e mova os potes e outros recipientes para perto da fundação da casa ou sob os beirais.
Borrife ambos os lados das folhas com sabão inseticida e água abundantemente com uma poção inseticida que é segura para pessoas e animais de estimação matarem criaturas que pedem carona.
Posicione as plantas dentro de casa, onde receberão luz brilhante indireta por pelo menos cinco horas por dia. Certifique-se de mantê-los longe de correntes de ar, aberturas de aquecimento e água com moderação, porque a maioria das plantas domésticas não cresce ativamente no inverno.
Para jardins estabelecidos, muitas vezes é melhor propagar as plantas existentes. Se você não chegou a levantar e dividir perenes no outono, o final do inverno também é um momento adequado para fazer isso.
É uma maneira eficaz e gratuita de ajudar a preencher suas fronteiras com plantas. Ao trocar mudas com seus vizinhos, você também pode trazer novas variedades e se conectar com outros jardineiros.
Os pássaros também estão ficando inquietos com a antecipação da primavera, e muitas espécies começam a procurar locais de nidificação. Agora é a hora de lançar novas caixas para ninhos solitários e comunitários, como pardais domésticos.
Este é um momento para as plantas do jardim adormecerem e descansarem. Forçá-los a começar um novo crescimento antes que o solo se aqueça na primavera não apenas interrompe esse período quando eles estão rejuvenescendo, mas as tempestades de gelo e temperaturas abaixo de zero ou mesmo geadas fortes matarão novos crescimentos tenros.
Não pule seu ciclo de rega regular! Durante os períodos de seca, quando o solo não está congelado ou coberto de geada, uma rega profunda uma vez por semana é benéfica. Em especial, as novas plantações precisam ser regadas.
Além disso, as folhas de narcisos e outros bulbos de flores de primavera devem ficar bem durante as quedas de temperatura.
O inverno pode ser uma época tranquila no jardim, pois muitas plantas estão dormentes. Mas se seus dedos verdes estão coçando e você deseja algum tempo ao ar livre, ainda há muito o que fazer no jardim durante os meses de inverno. Também há muitas plantas para desfrutar nesta época do ano.
Antes de se preparar para o inverno, algumas atitudes são essenciais: proteja plantas tenras, como dálias, canas e bananas, e traga ou cubra móveis de jardim. Também vale a pena plantar bulbos para colorir na primavera.
O inverno é a época de plantar plantas de raiz (plantas vendidas sem solo ao redor das raízes). É uma maneira econômica de plantar e você encontrará uma variedade muito maior de árvores frutíferas e arbustos disponíveis desta forma. Você também pode plantar rosas de raiz, sebes e até perenes.
Existem muitas flores para desfrutar no inverno, incluindo heléboros, açafrão, acônitos e íris de inverno. As flores de algumas plantas, como viburnum, hamamelis e daphne são fortemente perfumadas. Se seu jardim não tem cor, vá para o centro de jardinagem local, onde você encontrará muitas delícias sazonais.
Coloque todas essas dicas de jardinagem para o inverno em prática, adquira as ferramentas ideais na nossa loja e obtenha melhores resultados em todas as áreas do seu jardim!