Quer saber a diferença entre roçadeira elétrica e a gasolina? Neste conteúdo, você verifica qual a melhor opção para o seu trabalho!
A roçadeira é uma ferramenta essencial para o trabalho de jardinagem. Além do cortador de grama, para as pessoas que têm uma área enorme no campo, com áreas irregulares não fáceis de acessar e vegetação que pode se tornar densa, a roçadeira elétrica se torna a sua grande aliada.
Não confunda a roçadeira elétrica com o aparador de grama (veja a diferença entre ambos neste link), que permite apenas cortes de grama ao redor das bordas, o que é adequado para pequenos jardins.
Quando você está na frente da seção de roçadeiras, pode ficar um pouco confuso se conhecer a diferença entre a roçadeira elétrica e a gasolina. De fato, o modelo escolhido dependerá de diferentes aspectos, como a área a ser limpa, a densidade da vegetação a ser tratada ou a força da pessoa que a usará.
Em todos os casos, a roçadeira será elétrica ou a gasolina. O que mudará será o seu manuseio: portátil, mochila, rodado com cortador de grama, rebocado ou montado.
Então, antes falarmos sobre a diferença entre a roçadeira elétrica e a gasolina, é interessante levar alguns elementos em consideração.
A roçadeira portátil se parece com um aparador de grama. Porém em uma inspeção mais detalhada, notamos que o seu maior peso está na lâmina, com uma largura de corte de até 40 cm, o que permite a remoção de espinhos e várias escovas em terrenos não muito íngremes para evitar o risco de acidentes, devido à sua maneira de ser usada com um arnês, embora seja fácil de usar. É mais que suficiente para áreas de até 1500 a 2000 m².
Pode ser roçadeira elétrica (entre 1.000 e 2.000 Watts de potência) ou roçadeira a gasolina (30 a 40 cm3).
A roçadeira de mochila é o equivalente à roçadeira portátil, tirando a parte que o motor a gasolina está na parte traseira, o que é torna menos inconveniente em termos de odores e ruídos para o usuário.
Como resultado, o motor geralmente é mais potente, mais pesado (8 a 10 kg) e, portanto, adequado para terrenos mais irregulares e maiores, incluindo vegetação rasteira (até 4 a 5000 m²).
A roçadeira de rodas tem a vantagem de tração que as anteriores não possuem.
Como ela é montada em rodas grandes, oferece uma largura de corte muito maior, que pode ser de 65 a 90 cm, e não tem medo de atacar grandes espinhos ou pousios. Porém, isso não permite que ele acesse em todos os lugares, especialmente quando o terreno é particularmente irregular ou inclinado.
Parece um cortador de grama, o que explica por que alguns modelos são multitarefa.
A roçadeira de rodas está sempre equipada com um motor a gasolina
A maioria das roçadeiras, especialmente as portáteis, têm peças customizáveis para adaptar a ferramenta de corte às plantas a serem cortadas.
Pronto! Agora vamos falar do que importa: a diferença entre a roçadeira elétrica e a gasolina.
A maioria das pessoas usa uma roçadeira portátil porque ela é suficiente para manter adequadamente a maioria dos jardins. Como a escolha deve ser feita entre o modelo elétrico e a gasolina, um dos critérios a serem levados em consideração diz respeito à manutenção.
Além de ser mais simples para limpar as ferramentas de corte, o que é comum a todas as máquinas, os modelos elétricos não precisarão de manutenção adicional.
Já um modelo a gasolina exige uma troca anual e a troca da vela de ignição, sem esquecer de verificar regularmente o nível do óleo e limpar o filtro de ar. Você também precisará ter combustível sem o qual não conseguirá ligá-lo.
Mas o modelo gasolina permanece mais poderoso que um elétrico, em qualquer caso. Hoje, os motores de combustão são menos poluentes e menos barulhentos do que antes e iniciam com mais facilidade, geralmente com apenas um botão e não mais um estrangulamento para puxar.
O manuseio da roçadeira não é isenta de riscos, é aconselhável se proteger, pois os primeiros acessórios a serem adquiridos são luvas, óculos de proteção ou capacete com viseira, botas robustas ou sapatos de caminhada, até tampões para os ouvidos para o barulho.
Para proteger suas costas, instale um cinto, em vez de uma simples alça de ombro.
Os modelos que permitem o guidão duplo são particularmente recomendados para quem usará a máquina em áreas levemente inclinadas ou irregulares.
Procure por roçadeiras em revendedoras de qualidade com a Construtec Equipamentos, pois ela é dirigida por engenheiros e profissionais que entendem como ninguém a realidade do mercado de construção e reparos, por isso, sempre se antecipa às necessidades dos seus clientes oferecendo um estoque enorme de ferramentas, andaimes e outros equipamentos capazes de atender as necessidades de profissionais e empresas que compõe este mercado, cada vez mais dinâmico e interessante.
● Melhor preço: os nossos clientes possuem um dos melhores custo-benefício do mercado de ferramentas do estado do Rio de Janeiro.
● Melhores modelos: nosso intuito é oferecer os melhores modelos de roçadeira na nossa loja, no qual os clientes dificilmente encontrarão em outros lugares;
● Investimento: as roçadeiras são úteis para diversas outros trabalhos, como tarefas de jardinagem, por exemplo.
● Atendimento: somos uma empresa dedicada a diversificar o atendimento aos nossos clientes. Diante da atual crise do coronavírus, em que muitos permanecem dentro de casa, a Construtec oferece praticidade ao vender os seus produtos online com rapidez, segurança e garantia de qualidade;
Ficou com alguma dúvida ou precisa roçadeira? Entre contato conosco, teremos o maior prazer em ajudá-lo!