No artigo anterior listamos algumas ferramentas que são indispensáveis para quem deseja praticar jardinagem e paisagismos, e trouxemos uma dica incrível sobre o que fazer quando o trabalho demanda ferramentas mais específicas e motorizadas, pois nem sempre é necessário comprar uma ferramenta mais cara e que raramente será utilizada.
Como sabemos, o serviços de jardinagem e paisagismo está totalmente ligado ao embelezamento e a manutenção de jardins e canteiros. E por se trata-se de um aspecto importantíssimo de uma casa ou lugar, ou seja, o visual, na maioria das vezes é um serviço delegado à terceiros.
Acontece que embora, na maioria das vezes, sejam serviços contratados, não precisa ser assim. A jardinagem e o paisagismo podem ser realizados por todos os que tenham o que chamamos de ‘o combo da jardinagem’:
No artigo anterior, ‘Ferramentas de Jardinagem’, listamos 6 ferramentas para quem deseja praticar jardinagem profissionalmente ou por hobby.
São elas:
● Cortador de grama
● Lavadora de alta pressão
● Pulverizador
● Pás
● Carrinho de mão
● Roçadeira
Sabemos que existem muitas ferramentas de jardinagem no mercado, que todas possuem funções determinadas e ideais para alguns tipos trabalhos, e portanto, são indispensáveis.
Para saber mais sobre cada uma dessas ferramentas acesse o artigo: Ferramentas de Jardinagem.
E sabemos, também, que existem outras ferramentas de jardinagem para usos mais específicos e que não chegam a ser tão frequentes, e por isso a compra delas pode não ser tão interessante.
Nesses casos, também, no artigo mencionado, e que sugerimos a leitura, apresentamos uma dica sobre o que fazer com as ferramentas motorizadas que são de usos mais específicos, que muitas vezes têm custos mais elevados, e que raramente serão usadas. Não deixe de conferir!
No entanto, não é porque as ferramentas mais básicas têm um custo inferior ao das ferramentas motorizadas, que elas merecem menos cuidado.
Por isso, neste artigo vamos falar sobre o cuidado com as ferramentas de jardinagem
Para que as ferramentas de jardinagem tenham bom desempenho e longa duração, elas necessitam ser armazenadas de forma correta, e isso inclui a limpeza de cada uma delas de forma adequada.
Como já é de se imaginar, e só vamos reforçar isso, as ferramentas de jardinagem enferrujam muito fácilmente. E por isso é preciso saber qual é a melhor forma de guardar e qual é o melhor jeito de limpar cada uma das ferramentas.
Além de dicas de armazenagem e proteção, vamos mostrar como eliminar a ferrugem superficial, o que vai ampliar a qualidade de uso de cada uma dessas ferramentas.
Não é muito complicado fazer a limpeza das ferramentas. E vale lembrar que limpar logo após o uso vai facilitar ainda mais o processo.
Dicas de limpeza e proteção
Produto de limpeza
Para a limpeza das ferramentas é preciso de um pano e um daqueles produtos multiusos que tem no mercado, recomendamos o WD-40, por causa dos benefícios adicionais deste produto: lubrificar e proteger da ferrugem.
O uso do WD-40 é outra coisa muito simples.
Basta aplicar o produto por toda a ferramenta (cabos, molas, laminas…), deixe o produto agir por no mínimo 3 minutos e depois retire o produto com o pano.
Lembrando que caso tenha ferrugem superficial, ao deixar o produto agir por um pouco de tempo, a ferrugem superficial será removido.
Fazer isso com frequência, ou seja, tornar esse procedimento parte da rotina de uso das ferramentas fará toda a diferença na vida útil, principalmente quando se usa produtos antioxidantes como o WD-40.
Armazenagem
As ferramentas de jardinagem devem ser guardadas longe de qualquer tipo de umidade (sol e chuva) isso evitará a ferrugem.
Quando limpar
Já falamos que o ideal é limpar as ferramentas logo após o uso para evitar que a sujeira do barro, as toxinas das plantas e as doenças se acumulem nas ferramentas e causem danos aos produtos ou prejudiquem as plantas no próximo uso.
E sobre as doenças, tem uma dica extra:
Procure adquirir o hábito de limpar as ferramentas após o uso em cada planta. Isso para evitar propagar fungos e doenças.
Movimentos de limpeza
Os movimentos realizados durante a limpeza são importantíssimos para preservar o aspecto visual das ferramentas.
Limpar as ferramentas de jardinagem realizando movimentos circulares evitará riscos e arranhões. Mas, não é só isso. Os movimentos circulares não enfraquecem o material e são capazes de limpar a ferrugem superficial
Evitando a ferrugem
Para evitar ferrugem não guarde ferramenta molhadas ao ar livre. Isso de sempre lavar a ferramenta e deixar secar naturalmente não é uma boa escolha quando o assunto é evitar ferrugem. Lave, lubrifique e seque.
Ah, vale lembrar que antes de pegar as ferramentas de jardinagem e ir para o quintal ou para o jardim praticar as técnicas de jardinagem, é preciso tomar providências para a sua própria segurança.
Então,
● Vista as luvas
● Coloque óculos de proteção
● E calce as botas ou um sapato fechado
Só um detalhe sobre as luvas: elas não são uma proteção apenas para as mãos. Elas são importantes para todo o corpo. Como assim, se vou usar as luvas nas mãos?
As luvas protegem contra produtos tóxicos que podem intoxicar todo o organismo. Por isso ela é um indispensável.
Se você estiver pensando em ter maior facilidade no seu trabalho de jardinagem, você veio ao lugar certo! A Construtec Equipamentos possui tudo o que você precisa para fazer um excelente trabalho de jardinagem e poda de árvores adultas.
● Melhor preço: os nossos clientes possuem um dos melhores custo-benefício do mercado de ferramentas do estado do Rio de Janeiro.
● Melhores modelos: nosso intuito é oferecer os melhores modelos de ferramentas de jardinagem da marca STIHL, com o melhor preço no qual os clientes dificilmente encontrarão em outros lugares;
● Investimento: as nossas ferramentas são úteis para diversas outros trabalhos para além da jardinagem;
● Atendimento: somos uma empresa dedicada a diversificar o atendimento aos nossos clientes. Diante da atual crise do coronavírus, em que muitos permanecem dentro de casa, a Construtec oferece praticidade ao vender os seus produtos online com rapidez, segurança e garantia de qualidade;