Muitos iniciantes que começam a trabalhar com marcenaria dão uma olhada em seu orçamento e se preocupam em como poder comprar as ferramentas para dar início. Para a sua felicidade, não é preciso gastar uma fortuna para poder começar a trabalhar. Dessa forma, criamos uma lista para mostrar pelo menos as 7 ferramentas mais importantes para a marcenaria. Vamos lá!
É claro, a primeira ferramenta da nossa lista é o Serrote. Não existe nenhuma oficina de marcenaria de qualidade sem essa ferramenta. Toda vez que imaginamos um trabalho com madeira ou corte, surge a imagem dessa ferramenta na nossa mente. O serrote é o equipamento básico de qualquer marceneiro.
Conforme já dito nesse artigo, um nível é uma ferramenta longa e reta que possui pequenas áreas de vidro cheias de líquido e uma bolha de ar. A bolha se move para frente e para trás conforme você levanta ou abaixa uma das extremidades. Eles são indispensáveis quando queremos saber se a madeira está totalmente alinhada e equilibrada.
Réguas de aço são ferramentas indispensáveis na marcenaria. No entanto, um ponto importante a se observar é se elas são feitas de aço ou alumínio. As réguas de aço são mais fortes e permitem uma marcação muito precisa dos seus trabalhos. Além disso, elas possuem mais durabilidade. Nós da Construtec Equipamentos recomendamos as réguas da aço sempre.
Um Esquadro é uma ferramenta de metal longa em forma de L que tem lados retos e um ângulo de 90 °. Ele é bastante útil uma vez que você poderá ter certeza de que seus cantos são perfeitamente quadrados. Eles também podem ser usados para fazer uma linha reta na madeira antes de cortá-la.
Não é necessário uma trena muito grande (uma de 3 metros já é mais do que suficiente). Ela é bastante útil para medir e calcular o tamanho de qualquer coisa. Quando você trabalha com cortes e decoração, esse equipamento é imprescindível.
Indiscutivelmente é uma ferramenta que não pode ser dispensada. Recomendamos que você monte um jogo com três medidas (6, 12 e 18mm) para os trabalhos de encaixes. Não se esqueça de escolher uma marca boa para ir construindo seu kit. Voltamos a repetir: os formões são uma das ferramentas para marcenaria que não podem faltar de jeito nenhum em uma oficina que se preze. Não ignore eles!
A última ferramenta da nossa lista é a plaina. As plainas são ferramentas ótimas para desgastar, alinhar as laterais das tábuas, chanfros retos ou redondos e remoção de marcas de serras. Elas são bastante simples de manusear e devem fazer parte de qualquer oficina.
Vimos agora as ferramentas mais importantes para se ter em uma oficina de marcenaria. Toda oficina que preza pela eficiência no trabalho possuem pelo menos as sete ferramentas apresentadas aqui. Não é necessário gastar muito para obter esses equipamentos, nós da Construtec Equipamentos podemos oferecer ótimos preços com as melhores marcas para esse tipo de tarefa. Não se esqueça de conferir no nosso site.