A produção comercial de concreto libera toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera todos os anos, contribuindo para a poluição ambiental e as mudanças climáticas. Felizmente, existem materiais de construção mais sustentáveis que apresentam uma alternativa mais ecológica ao concreto em projetos residenciais e comerciais.
Em vez de confiar na tecnologia e nos materiais fabricados, usamos o que a terra fornece. Os fardos de palha são usados para substituir concreto, gesso, gesso e outros materiais de construção nas paredes. Quando selados adequadamente, eles têm uma alta capacidade de isolamento. Como recurso renovável, a palha é sustentável e acessível.
A recente popularidade das comodidades de bambu, como móveis e utensílios, pode parecer moderna, mas tem sido usada na construção há milênios. Sua combinação de peso leve, resistência à tração e renovabilidade o torna um substituto ideal para materiais importados caros e uma alternativa à construção de vergalhões e concreto, especialmente em áreas com fácil acesso ao bambu de origem local.
O plástico está emergindo como um dos materiais de construção mais sustentáveis. Em vez de buscar, minerar e fresar novos componentes, os pesquisadores estão produzindo concreto feito com lixo moído e plásticos reciclados. Essa prática reduz as emissões de gases de efeito estufa e fornece um novo uso positivo para resíduos de plástico que, de outra forma, estariam obstruindo os aterros sanitários.
A madeira, um pilar de construção testado e comprovado, mantém muitas vantagens em relação ao concreto, aço e outros materiais de construção industriais. As árvores absorvem CO2 à medida que crescem e não precisam passar por procedimentos intensivos em energia para serem convertidas em produtos de construção. Quando uma floresta é gerenciada adequadamente, ela também é renovável, resultando em um habitat de biodiversidade.
Outra tecnologia natural, a terra abarrotada, tem sido usada em construções há milhares de anos. Não só dura muito tempo, quando pressionado firmemente em formas de madeira, como cria paredes com uma sensação semelhante ao concreto. Os prédios de terra batida que estão sendo produzidos hoje em dia podem ser reforçados com bambu ou vergalhões para aumentar a segurança, e as calcadeiras mecânicas reduzem o trabalho necessário para produzir paredes resistentes.
O ferrock é um material de construção criado recentemente e veio como uma alternativa sustentável ao cimento. Ele utiliza uma ampla gama de materiais reciclados, como pó de aço, para criar um material de construção que se assemelha ao concreto, mas na verdade é ainda mais forte. Além disso, este material inovador absorve e sela dióxido de carbono como parte do procedimento de secagem e endurecimento. Portanto, a Ferrock não envolve menos CO2 que o concreto, mas também é neutro em carbono.