Ter acesso a uma roçadeira, permitiria que você trabalhasse com mais facilidade e eficiência, pois trata-se de um equipamento super versátil que tem o objetivo de garantir que espaços como gramados, canteiros ou pastos fiquem bem aparados, consumindo ainda um nível super baixo de energia ou combustível. Contudo, é preciso tomar cuidado e ficar atento às medidas de segurança ao operar uma roçadeira.
Prevenir-se de possíveis acidentes é um fator que deve ser colocado como prioridade. Se você tiver o equipamento adequado e seguir todas as regras de uso, estará pronto para garantir um serviço seguro e de alta qualidade.
A roupa deve ser confortável para a temperatura e também precisa estar de acordo com as condições em que você está trabalhando:
• capacete de segurança para proteger a sua cabeça de possíveis lesões.
• protetores de ouvido ou tampões para minimizar o risco de danos permanentes e danos auditivos;
• proteção para os olhos e rosto (óculos ou viseira) para proteger contra objetos voadores ou serragem;
• botas de segurança com tampa de aço com piso antiderrapante ou metal espigões;
• luvas de segurança ou mitenes para manter as mãos quentes e secas para assim evitar acidentes por cortes, por exemplo.
A sua atenção deve estar centralizada no equipamento o tempo todo, sedo assim, evite possíveis distrações. Certifique-se de manter um aperto firme na máquina com as duas mãos e mantenha a lâmina ou o fio de corte longe do seu corpo sempre!
Tenha a sua base sólida e a postura é sempre bem equilibrada. Não corte acima do nível do ombro. É perigoso forçar a roçadeira a velocidades excessivas, portanto, não corte em um ritmo que o aparador de mato não possa suportar.
Além disso, faça exercícios de aquecimento antes de iniciar o trabalho e tome pausas regulares para descanso. Exposição a vibrações constantes, particularmente durante o tempo frio, pode causar dormência, gerando assim possíveis doenças, como a síndrome de Raynaud, por exemplo. Se os seus dedos começarem a formigar ou ficarem dormentes, encerre o serviço e procure um médico para verificar se está de fato tudo bem.
Antes de iniciar o serviço, verifique se:
• A sua roçadeira está limpa e sem relva e folhas;
• A lâmina ou fio de corte não está dobrado, rachado, sem corte ou desgastado. Lâminas de corte danificadas e montagem desgastada componentes são grandes perigos;
• O cinto de segurança (nas roçadeiras de modelo maior) se encaixa para que seus ombros, braços e mãos fiquem relaxados e suas costas são retas. Nunca deixe de colocá-lo da forma antes de iniciar o serviço.
Não é permitido ligar ou usar a roçadeira até que você proteja sua própria área de trabalho, pois se houver possíveis danos, a responsabilidade será totalmente sua. Sendo assim, certifique-se de que não há pessoas ou animais próximos à área de trabalho e proteja a área de trabalho com distância mínima de 15m de raio.
Além disso, é importante ressaltar que os acessórios utilizados na roçadeira devem ser utilizados para o fim a que se destinam. Tome os devidos cuidados e não utilize a ferramenta para qualquer função que não esteja alinhada com a função que ela exerce. Leia sempre atentamente o manual, seguindo as orientações das instruções de operação e também as normas vigentes de prevenção de acidentes.
Se você está por dentro de todas as medidas de segurança e conhece os principais benefícios que esse equipamento pode te oferecer, o que está esperando para garantir logo o seu? Uma roçadeira STIHL é sempre a melhor opção para quem busca um trabalho de qualidade e eficiência.
A Construtec Equipamentos oferece as melhores modelos de roçadeiras STIHL do mercado, e a melhor parte disso é: os equipamentos possuem um preço que cabe no seu bolso!
Então não perca mais tempo e entre já em contato conosco. Estaremos sempre à disposição para lhe garantir o melhor atendimento possível.