Drywall é um tipo de vedação muito utilizado em residências e comércios nas suas áreas internas. É uma ótima aposta para quem busca resistência à umidade, bom isolamento termoacústico, sustentabilidade e praticidade. O artigo de hoje falará sobre as vantagens e desvantagens do drywall. Continue a leitura e confira!
A razão é simples: o drywall é um material de construção usado para criar paredes e tetos. Esse tipo de construção é muito usual nos Estados Unidos, estando nas casas, nas escola e até nos supermercados. Antes da invenção do drywall, construir paredes nos Estados Unidos era muito mais difícil. Isso só foi resolvido com o surgimento dos drywall e no Brasil isso tem gerado o mesmo efeito.
Além disso, uma das principais razões pelas quais ele é tão usado é a facilidade de instalação, durabilidade e a fácil de reparação.
O preço médio das placas é cerca de 20 a 40 reais por metro quadrado; e com a instalação completa o valor fica em torno de R$ 70 a 100 por metro quadro, o que é um preço bem acessível, ainda mais quando comparamos com a parede de alvenaria tradicional, feito de tijolo e cimento.
Mais fácil de instalar
O drywall é mais rápido e mais fácil de fabricar e de instalar do que um gesso tradicional. O gesso precisa ser aplicado por um profissional qualificado em várias demãos, mas é possível que amadores instalem o drywall sozinhos, embora seja provável que você precise de ajuda ao levantá-lo e colocá-lo.
Resistente ao fogo
Drywall é feito de um tipo de gesso, que impede a propagação do incêndio. O melhor tipo de drywall para resistência ao fogo é conhecido como placa de drywall rosa.
Resistente a umidade
Embora o drywall seja suscetível a danos causados pela água, você pode comprar um drywall resistente à umidade. Ele é conhecido como placa de drywall verde porque é colorido de verde. Possui proteção extra (revestimento de fibra de vidro) contra a umidade, sendo ideal para lavanderias ou banheiros. Também está disponível resistência a mofo e drywall resistente à umidade com proteção extra contra mofo e bolor.
Material versátil
Drywall pode ser usado na construção de tetos e paredes, bem como divisórias. Ele pode ser facilmente removido, instalado e cortado no tamanho desejado; portanto, se você precisar cobrir uma pequena folga, poderá fazê-lo facilmente. Você também pode pendurar o que quiser na parede de gesso e incluir iluminação embutida.
Isolamento acústico
O drywall também possui qualidades de isolamento acústico quando é fabricado com gesso de alta densidade, ideal para residências preocupadas em isolar o ruído de salas individuais.
Gama de variadas espessuras
As placas de drywall podem ser cortadas em qualquer tamanho e em várias espessuras para se adequar ao seu projeto. Paredes de drywall possuem geralmente 1 metro de largura e variam de 2 a 4 metros em comprimento.
Propenso a danos
Se você não optar pelo drywall resistente à umidade, que é feito com fibra de vidro, em vez de papel, pode ser que ele danifique as paredes dos banheiros ou da cozinha por causa da umidade.
Precisa da ajuda de um profissional para instalar
O drywall é simples de instalar, mas você precisará de um profissional para proteger a casa contra poeira e depois prender as juntas com precisão. A placa de drywall é um material pesado com cerca de 2 a 4 metros, pesando mais de 20 kg. Além disso, você pode precisar usar máquinas para instalar painéis de teto.
Não é tão flexível quanto o gesso
É difícil usar o drywall para superfícies curvas, enquanto o gesso é mais flexível. Ele não deixa um acabamento ‘artesanal’ que, dependendo da estética desejada, pode não parecer autêntico ou tradicional o suficiente.