Casas de madeira são um dos tipos mais populares de métodos de construção para casas nos Estados Unidos e partes da Europa. Cerca de 90% das edificações existentes nessas regiões foram projetadas e construídas com essa solução, o que garante a utilização de materiais nobres e um resultado final com qualidade superior.
No Brasil, já existem diversos empreendimentos sendo construídos neste formato. Portanto, confira aqui as 7 Vantangens das Casas de Madeira.
Como sabemos, muitos materiais se expandem com o aumento da temperatura. Essa expansão diminui a resistência dos materiais. Por exemplo, os Aços, que são inorgânicos e não combustível, têm uma vantagem contra o fogo. Porém, quando usados em edifícios, eles se expandem e colapsam com o aumento do calor.
Já a madeira praticamente não se expande contra o calor. Pelo contrário, com o efeito do calor, elas ressecam e ganham resistência. A única vez que a madeira se expande um pouco, é quando o nível de umidade está abaixo de 0%. No entanto, na maior parte das vezes, o nível de umidade da madeira dificilmente cai abaixo de 5%, mesmo em climas mais seco.
Além disso, o calor específico da madeira é alto. Isso significa que é necessária uma quantidade muito elevada de energia para aumentar ou diminuir a temperatura de uma madeira. Por isso casas de madeira não causam calor ou frio, mas sim conforto térmico.
O isolamento sonoro é baseado na massa da superfície. A madeira, como material leve, não é muito perfeita para isolamento de som. Mas é ideal para absorção sonora. A madeira impede o eco e o ruído ao absorver o som. Por esta razão, é amplamente utilizado em salas de concerto.
A velocidade do som é mais rápida nas madeiras do que os gases e líquidos, e é próxima da dos metais. A perda de energia sonora resultante do atrito também é significativamente baixa nas madeiras devido à sua leveza e estrutura. Por causa dessas propriedades, a madeira é amplamente utilizada em instrumentos musicais.
É bastante comum ouvir pessoas dizerem que casas de madeira não são ecológicas, por serem provenientes de florestas. Quem compartilha deste pensamento certamente não conhece o processo produtivo de todos os insumos para a construção em alvenaria, que é muito mais poluente em todas as etapas.
Um dos principais elementos da construção tradicional em alvenaria, como os blocos ou tijolos cerâmicos, são produzidos com o uso de argila, que é um um recurso natural não renovável. Antes de chegarem na etapa da construção da casa, uma das partes do processo de produção destes elementos é a queima, e para esta queima são utilizados elementos combustíveis como madeira, gás, entre outros.
Além disso, o cimento, que é utilizado em praticamente todas as partes da construção tradicional, passa por um processo produtivo muito danoso à natureza. Isso porque, para produzi-lo, primeiro é preciso minerar o calcário (recurso natural não renovável), o que muitas vezes causa muitos danos, além da própria retirada do calcário, como desmatamento e erosões. Depois, essa matéria é misturada ao gesso e outros materiais, em um longo processo industrial, que também envolve a queima em alto forno, que consome muita energia elétrica e combustíveis não renováveis (como o petróleo). Ou seja, é um processo altamente poluente.
Por isso que as casas de madeira são inteiramente mais ecológicas do que as construções em alvenaria. Se você se preocupa com a poluição e com o meio ambiente, deveria ser à favor das construções de madeira.
A madeira é um material decorativo quando considerado como material estético. Cada árvore tem sua própria cor, design e cheiro, o desenho de uma árvore muda de acordo com a maneira como ela é cortada. É possível encontrar diferentes materiais de madeira de acordo com a cor e a preferência de design. Pode ser pintado com cores mais escuras de envernizado e pode receber toques brilhantes ou mate.
Embora a madeira tenha características de oxidação de alguma forma, não é o tipo de oxidação observada nos metais. Os metais ficam enferrujados, a madeira não. Para tais características, o uso de madeira é preferido para evitar ferrugem quando necessário.
É fácil reparar e manter a madeira. Enquanto as madeiras antigas podem ser renovadas por toques especiais, outros materiais são altamente difíceis e dispendiosos de manter e reparar. Portanto, eles geralmente são descartados.
Existem mais de 5000 tipos de madeiras no mundo. Sua gravidade específica, estruturas macroscópicas e microscópicas são diferentes. Assim, suas propriedades físicas, térmicas, acústicas, elétricas e mecânicas também são diferentes. Devido a essa variedade, é possível encontrar madeira adequada às suas necessidades. Por exemplo, para isolamento térmico e absorção de som, são utilizadas madeiras leves. Da mesma forma, os pesados são usados para fins de construção.
A Construtec Equipamentos é dirigida por engenheiros e profissionais que entendem como ninguém a realidade do mercado de construção e reparos, por isso, sempre se antecipa às necessidades dos seus clientes oferecendo um estoque enorme de ferramentas, andaimes e outros equipamentos capazes de atender as necessidades de profissionais e empresas que compõe este mercado, cada vez mais dinâmico e interessante.
Fazemos parte da rede de lojas STIHL e estamos à disposição para lhe apresentar os equipamentos mais apropriados para você.
Ficou com alguma dúvida ou precisa alugar alguma ferramenta elétrica? Ligue ou escreva para a Construtec Equipamentos. Teremos o maior prazer em ajudá-lo!