Você é um mestre de obras, engenheiro ou arquiteto com boa reputação no mercado. Frequentemente é indicado para vários trabalhos e inspira a confiança dos seus clientes. Além disso orgulha-se de ter realizado vários projetos importantes e busca sempre a atualização. Sem dúvida podemos afirmar que possui uma carreira respeitável. Por tudo isso, talvez seja a hora de pensar em expandir suas oportunidades. Nesse caso a alternativa inevitável é a abertura de uma pequena construtora, onde poderá oferecer outros serviços, agregando mais valor para sua atividade.
É verdade que alguns profissionais ficam um pouco receosos de encarar este desafio. Mas é importante ter certa dose de ousadia e autoconfiança para avançar para outra etapa desta atividade tão valorizada e bastante procurada. Para se ter uma ideia, estima-se que no primeiro semestre de 2016, mesmo com toda a recessão, foram realizadas 7.978 obras no Brasil, sendo 4.588 para residências, 2.622 para os comércios e 768 para o setor industrial. O valor movimentado somente neste período chegou a mais de R$ 564 bilhões.
Além da vantagem de fazer parte de um mercado tão grande, a criação de uma pequena construtora, devidamente formalizada, ajuda o empreendedor na conquista de contratos em obras com empresas e em projetos considerados de alto padrão. Por tanto, a legalização, a organização e a especialização de uma construtora são características percebidas como grande diferencial pelo mercado.
Inicialmente deve-se observar com muito cuidado o mercado a que pretende se inserir. Várias cidades do Brasil, por exemplo, várias cidades do Brasil, por exemplo, estão passando por um momento de verticalização, com a construção de muitos prédios residenciais, tanto populares quanto de luxo.
Diante dessa realidade o empreendedor tem uma escolha muito clara diante dele: especializar-se em obras e projetos para apartamentos. Primeiro porque muitas pessoas compram esse tipo de imóvel para em seguida personalizá-lo, adaptando-o às próprias necessidades e gostos. Depois disso ainda existe a crescente demanda por obras e reparos pontuais.
Por outro lado, se o futuro empresário considerar que está preparado para absorver tudo o que aparecer, ótimo. Mas é importante ter em mente a responsabilidade que essa escolha acarreta. Ao colocar-se como especialista em mais de um segmento, é fundamental ter habilidade suficiente para atender aos diferentes tipos de clientes, juntamente com suas particularidades.
Definido o mercado-alvo, o empreendedor pode partir para a escolha do local. Para um negócio de construção, não é necessário ter grande passagem de público ou muita visibilidade. Um ponto essencial é estar perto de onde estão as principais demandas, pois, dessa forma, os custos de deslocamento e logística são reduzidos. Se o foco forem os apartamentos, a sede pode estar próxima ou em uma região com grande concentração de condomínios.
Esse local precisa ter condições para abrigar um escritório, espaço para garagem para deixar os carros da empresa em segurança e espaço para guardar ferramentas e outros utensílios. Além disso, é importante oferecer comodidade para o cliente, como fácil acesso e estacionamento. Se ficar muito caro, ainda há a alternativa de alugar uma sala menor para a parte administrativa e um galpão em um bairro mais afastado, onde o aluguel é mais barato, para o restante do aparatos.
Outro importante passo na abertura de uma pequena construtora é a montagem de uma equipe. Isso vai depender das pretensões do empreendedor, do mercado que ele pretende atender e dos serviços que vai oferecer. A partir dessas definições é possível identificar os profissionais que serão necessários.
Se o desejo é realmente montar uma pequena empresa de prestação de serviços de construção que inclui, além do projeto, também a parte elétrica, hidráulica e de pintura, é essencial considerar a contratação de, pelo menos, um profissional especializado para cada uma dessas áreas. Serão necessários ainda auxiliares de serviços gerais. Conforme o volume de serviços for aumentando, a equipe também pode crescer ou, se forem trabalhos pontuais, há a alternativa de contratar terceiros.
Para abrir uma construtora, é necessário ainda alguém que responda pela ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), que deve ter registro no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). Portanto, se o empreendedor não for engenheiro ou arquiteto ou não tiver este registro ainda, precisará contratar os serviços de um profissional de alguma dessas duas áreas ou correr atrás da documentação.
Aqui, há um importante ponto de atenção: na hora de contratar profissionais terceirizados, a seleção precisa ser criteriosa e as pessoas devem ter um perfil parecido com o da empresa, com os mesmos valores e comprometimento. Quando o serviço estiver sendo executado e algo de errado acontecer, o cliente não levará em consideração se é funcionário ou não, colocando em jogo a imagem do seu negócio.
Quando estiver montando a empresa, é indispensável pensar nos canais de venda, ou seja, na forma pela qual você alcançará os clientes. Para isso, desenvolver um site e páginas nas redes sociais é uma ótima iniciativa. Por esses meios poderão ser solicitadas visitas técnicas e toda a parte de relacionamento será facilitada. Eles podem conter, além dos contatos, um portfólio de projetos e obras realizadas (sempre com autorização, é claro), depoimentos, materiais utilizados, método de trabalho, enfim, uma descrição completa. Como apoio, o bom e velho cartão de visitas não pode ficar de fora.
Na visita ao cliente, o profissional deve sempre apresentar o seu arquivo de trabalho. O ideal é que este documento esteja em formato digital, pois exige apenas um smartphone, um tablet ou um notebook para visualização, agilizando o processo. Mas também pode ser um material impresso, não há problema nenhum.
Uma pequena construtora é uma prestadora de serviços. Então, é nesse ramo de atividade que ela deve ser enquadrada na CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). Esse é o primeiro passo. O segundo é decidir o porte da empresa, se será pequena ou média. Nesse momento, verifique a viabilidade de cada modalidade, analisando as formas de tributação (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real) e outros detalhes que fazem a diferença no resultado.
A partir daí o empreendedor parte para o registro do empreendimento. Aqui entra o contrato social, a obtenção do CNPJ, as inscrições estadual e municipal, o alvará de funcionamento, o cadastro na Previdência Social e todo o aparato fiscal. Todo esse processo está mais detalhado no guia “Como abrir uma empresa?”, que pode ser baixado gratuitamente logo abaixo.
Um negócio de construção precisa ainda ser registrado no CREA. Basta procurar a entidade responsável na sua região e fazer o levantamento de toda a documentação necessária e as taxas que devem ser pagas.
A Construtec Equipamentos é dirigida por engenheiros e profissionais que entendem como ninguém a realidade do mercado de construção e reparos, por isso, sempre se antecipa às necessidades dos seus clientes oferecendo um estoque enorme de ferramentas, andaimes e outros equipamentos capazes de atender as necessidades de profissionais e empresas que compõe este mercado, cada vez mais dinâmico e interessante.
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