Os pulverizadores agrícolas são equipamentos usados para pulverizar pesticidas, herbicidas, fungicidas ou desfolhantes nas lavouras a fim de controlar a qualidade das lavouras contra os microorganismos que as danificam.
Eles são necessários para a proteção dos campos contra pragas, insetos e outros organismos, ajudando assim os agricultores a aumentar a produtividade das lavouras e o capital.
Existem dois tipos de pulverizadores: autopropelidos ou rebocados por trator agrícola. Os pulverizadores consistem em uma grande variedade de peças de pulverização agrícola: um tanque, uma bomba, filtros nas linhas de sucção e descarga, uma barra e bicos.
Se o pulverizador de culturas agrícolas está cada vez mais sofisticado, as regras básicas para obter uma qualidade de aplicação são as mesmas: você sempre precisará de bicos usados na pressão certa e respeitando a dose certa.
Os pulverizadores agrícolas STIHL reúnem diversos componentes e oferece ao usuário múltiplas possibilidades, facilitando a execução e a qualidade do trabalho. A seguir, um balanço das referências técnicas de cada elemento deste sofisticado equipamento.
O polietileno rotomoldado é utilizado pela maioria dos fabricantes. Permite obter formas otimizadas que permitem uma boa mistura, boa limpeza, esvaziamento quase completo e dobragem das rampas com menos espaço.
O poliéster, menos usado, é facilmente reparado, mas permite formas mais simplistas. O aço inoxidável, mais caro e mais resistente a impactos, é muito pouco utilizado.
As barras de aço geralmente são feitas pelo fabricante do pulverizador. A forma é adaptada aos desejos do fabricante para ocupar o mínimo de espaço possível ao dobrar. A maioria das rampas de alumínio vem do mesmo fabricante STIHL. Têm a vantagem de não enferrujar, mas os reparos requerem soldagem do alumínio.
O objetivo é ter uma bitola com menos de 2,55 m de largura e assim evitar que as rampas entrem em contato com a cabine do trator durante o deslocamento.
O manuseio das válvulas é manual e guiado por pictogramas, ou motorizado por um terminal dedicado localizado no pulverizador ou por um terminal localizado na cabine. O circuito de enxágue também pode ser controlado com o terminal na cabine. No entanto, é necessário verificar se o incorporador foi enxaguado.
A suspensão do eixo limita as tensões associadas ao tremor. Ela também protege o pulverizador agrícola STIHLe principalmente a barra durante o transporte e no trabalho. Pode ser complementado por uma suspensão no quadro da lança e na lança dos pulverizadores rebocados.
O eixo de direção limita o esmagamento da colheita nas curvas e no final do campo. A largura dos pneus e da pista determinam o ângulo de direção. Esse tipo de eixo pode ser substituído por uma lança posterior pilotada, mas você deve ter cuidado com o risco de capotamento.
Dois tipos de bomba podem ser oferecidos aos usuários de spray: bombas de pistão-diafragma, auto-ferrantes, são as mais comuns. Eles têm uma vazão máxima mais baixa, mas aumentam facilmente de pressão, em particular ao usar bicos anti-deriva com injeção de ar.
A principal manutenção diz respeito à substituição de membranas e válvulas.
Bombas centrífugas com uma ou duas turbinas, permitem altas vazões. Alguns fabricantes oferecem pequenos dispositivos para facilitar a preparação. A manutenção diz respeito ao desgaste da turbina e do difusor.
O reparo deve ser feito quando o pulverizador não puder mais criar pressão suficiente. O mesmo pulverizador pode ser equipado com duas bombas: uma para enchimento e mistura e outra dedicada à pulverização.
Várias montagens são possíveis para a circulação da pasta mas a circulação descontínua é a mais utilizada. No entanto, para linhas com larguras grandes, uma quantidade considerável de lama é necessária para atingir as extremidades da lança, o que é uma preocupação ao iniciar a primeira curva.
O conjunto de circulação semicontínua permite, com retornos calibrados para o tanque em cada extremidade do trecho, deixar de ter uma zona não lavada e aumentar a velocidade de circulação nas rampas.
Quanto à circulação contínua, é possível alimentar a barra continuamente, mesmo quando os bicos não estão entregando. O princípio de alimentação das rampas exige a abertura e fechamento dos jatos por sistema pneumático ou por eletroímã.
Ao nível dos porta-jato, vários bicos podem ser fornecidos ao mesmo tempo. A montagem com dois bicos permite manter a dosagem por hectare em velocidades diferentes sem alterar muito a pressão de trabalho.
O conjunto com quatro bicos prepara a pulverização para futuras modulações de dosagem intra-celular. A variação da vazão também pode ser feita com a montagem de um bocal controlado por um eletroímã modulando a largura do pulso. O espectro de uso do bico é multiplicado por 2,5.
Para promover o atendimento ao mercado agrícola, a STIHL pôde aperfeiçoar os recursos para tornar mais fácil a vida de quem trabalha no âmbito rural. As linhas dos produtos de pulverizadores agrícolas trazem as características robustas, práticas e com excelente desempenho para a satisfação de necessidades da área rural, em sítios e fazendas.
Pode-se fazer um destaque para as alternativas de plantios, irrigações, tarefas que envolvem fruticultura e horticultura, bem como as pulverizações. Quaisquer sejam suas atividades, escolha sempre os pulverizadores agrícolas STIHL. Para obter pulverizadores da STIHL por um preço justo, considere comprá-los em revendedoras confiáveis, como a Construtec Equipamentos.
Se o trabalho agrícola enfrenta dificuldades, e se as questões das práticas e do cuidado do equipamento parecem complexas demais para você, não se preocupe, a Construtec Equipamentos possui os profissionais e soluções mais recomendadas, tanto para fornecimento das melhoras ferramentas quanto conhecimento e informações para você executar seus trabalhos da melhor forma possível!
Quer evitar a proliferação de pragas e melhorar o trabalho na lavoura? Então, visite a nossa e tenha sempre qualidade em suas tarefas diárias. Até mais!