Muitos relatórios estão explicando como a motosserra que usamos hoje foi inventada. Embora esses relatórios apresentem datas e explicações diferentes sobre quem inventou a motosserra, eles obedecerão a um ponto importante: o desenvolvimento de uma motosserra facilitou o trabalho e levou a um aumento na produção de madeira.
Primeiro no mundo moderno, a máquina ainda goza de grande popularidade no uso doméstico e comercial.
Abaixo está uma história completa de como a motosserra foi inventada. Este post oferece a você as datas reais e as etapas de desenvolvimento pelas quais a primeira motosserra evoluiu para se tornar o que usamos hoje.
O machado é a ferramenta mais antiga usada pelos humanos para cortar madeira. Feito de materiais diferentes, como pedra, bronze, cobre e ferro, continua sendo uma das ferramentas amplamente usadas para cortar árvores até o século XIX.
Então, por volta de 5000 a.C., uma invenção mudou para sempre a maneira como derrubamos árvores: inventaram a primeira serra! A serra foi feita diretamente cortando pequenos dentes em pederneiras em forma de meia-lua. Com a descoberta do cobre, ele foi usado na forma de bronze para produzir serras. Por volta de 750 a.C., o ferro substitui o bronze nos machados (enquanto as serras permaneceram sem bronze por séculos).
Observe que as primeiras serras encontraram mais uso pelos cirurgiões, artistas e médicos do que nas florestas.
Avanço rápido, por volta de 1500 a.C., diz-se que Leonardo da Vinci passou algum tempo trabalhando na serra. Ele esboçou os primeiros dentes de serra que funcionavam empurrando e puxando. Até agora, as máquinas funcionam puxando ou empurrando.
Por volta de 1800, as primeiras serras circulares e de fita foram projetadas na Inglaterra. No momento, a serra ainda não substituiu completamente o machado. O machado foi usado para derrubar e rebarbar a árvore, enquanto a serra foi usada para cortar no comprimento.
A serra continuou a desempenhar o papel menor e até permaneceu desconhecida em muitos lugares. Por volta de 1752, a imperatriz Maria Theresa decretou que as árvores não deveriam ser cortadas da maneira tradicional com o machado, mas com uma serra perto das raízes. Segundo ela, isso não apenas reduzirá o desperdício de madeira, mas também promoverá uma melhor fertilização (a serragem se decompõe mais rapidamente do que as aparas de madeira).
Contudo, o decreto foi ignorado por várias razões, sendo a principal delas que as serras eram bastante caras em comparação com os eixos.
Embora essa serra fosse conhecida na antiguidade (Egito e Roma) ela só teve amplo uso na Europa Central em meados do século XVIII. Isso não apenas levou ao aumento da produção de madeira, mas também ofereceu inúmeras vantagens aos proprietários das florestas.
Foi até a década de 1920 que alguém inventou uma motosserra melhor. Três nomes dão crédito à moderna motosserra, Wolf (EUA), Westflet (Suécia) e Stihl (Alemanha). Este último é o mais antigo e o maior produtor de motosserras do mundo, fundado em 1926.
A ideia que levou à invenção do que hoje chamamos de motosserra foi tornar o trabalho florestal pesado mais leve com a ajuda da máquina. Isso também se traduziria em maior produtividade e mais lucros.
As principais fases de desenvolvimento da motosserra são:
1926: Andreas Stihl patenteia serras para 2 pessoas. Estes eram os modelos elétricos de 116 libras e os de 139 libras.
1941: As tropas dos EUA levam os dois tipos acima da Europa para serem imitados.
1945: As motosserras usadas antes do final da Segunda Guerra Mundial são pesadas e exigem dois indivíduos para operar. O desenvolvimento de ligas de alumínio e peças de aço forjado leva ao design de serras individuais.
1947: Joseph Buford Cox, inspirado nas larvas de besouros de madeira que mastigam tanto através como com o grão de madeira, inventa a primeira Cox Triturador de Cox.
1949: A McCollum Motors Corp. estreia a primeira serra mais leve do mundo, com apenas 25 libras. Essa serra era conhecida como Modelo 3-25.
1964 : A Stihl faz uma alça antivibração que utiliza elementos de amortecimento para absorver todas as vibrações provenientes da corrente e do motor.
1973: A Husqvarna projeta uma alavanca de quebra automática da corrente, que ajuda a parar a corrente em caso de recuo perigoso.
1980: A Husqvarna apresenta os 40, cuja cambota era feita de materiais leves.
1983: Novamente, a Husqvarna apresenta o 154, que apresenta várias peças de plástico.
2011: A Stihl apresenta sua serra elétrica MSA 160 C-BQ-ion, que pode durar até 35 minutos!
2011: Ainda no mesmo ano, a Stihl apresenta o Wood Boss, que pode fatiar, cortar e produzir cerca de 50% menos emissões.
Já imaginou como seria a primeira motosserra? Bem, agora você tem uma resposta depois de ler o post acima. Pelo que discutimos, é evidente que o desenvolvimento da motosserra já percorreu um longo caminho. É através de todas essas etapas que desfrutamos da grande diversidade de motosserras modernas, altamente móveis, que funcionam com pequenos motores.